CASA DE FORA
HABITAÇÃO UNIFAMILIAR
PONTE DE LIMA
2020
ANTEPROJETO I PROJETO DE EXECUÇÃO
Esta intervenção divide-se em duas zonas principais, uma a Oeste da habitação que constitui a área principal de recreio ativo e passivo e outra zona a Sudeste, de enquadramento.
Na área a Oeste foi definida uma orla com elementos arbóreos e sub-arbustivos, na qual foi incluído um percurso pedonal perimetral ao terreno para potenciar a utilização do espaço.
Esta orla é constituída pelas espécies autóctones Alnus glutinosa (Amieiro), Pinus pinea (Pinheiro-manso) e Olea europaea (Oliveira). O amieiro foi proposto por nos remeter ao elemento rio, elemento este, muito próximo da área de intervenção e por esta ser uma das principais espécies das galerias ripícolas. O pinheiro-manso foi utilizado como árvore focal e as oliveiras como elementos, que nos remetem para o carácter agrícola, ainda presente no local.
A localização dos exemplares arbóreos, devido aos seu diferentes portes permite fazer uma gestão de vistas em relação à envolvente, dotando o espaço de privacidade relativamente às habitações mais próximas e garantindo a visibilidade de alguns elementos de interesse da paisagem mais longínqua.